Projeto Conectividade: as ações afirmativas e o estudo da cultura afro-brasileira no contexto do Telecurso 2000
Keywords:
História, cultura afro-brasileira, ações afirmativas, Telecurso 2000.Abstract
O estudo da cultura afro-brasileira é amparado pela Lei 10.639/03. Tendo ciência da importância da mesma para o entendimento e reconhecimento do multiculturalismo da sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, tendo presente que atualmente estamos cada vez mais em rede acredita-se que o tema A luta dos escravos, produzido pela décima aula do Ensino Fundamental do Programa Telecurso 2000, possibilita vários questionamentos referentes à representação da escravidão pelo programa. O presente artigo faz parte do Projeto de Pesquisa Conectividade e apresenta uma proposta de estudo que intenta refletir sobre a contribuição do Telecurso 2000 para o desenvolvimento de um indivíduo autônomo e crítico. Procura-se também estabelecer um diálogo entre a Lei 10.639/03, os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998 e as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2004 buscando mapear como estes apresentam esta proposta de estudo. A teleaula, nosso objeto de análise, procura discutir e refletir os seguintes conceitos: escravidão, resistência, contribuições dos negros africanos, entre outros. Também é possível estabelecer a necessidade reflexiva sobre as orientações teóricas, que segundo o programa, o orientam, fundamentações estas baseadas nos pensadores como Paulo Freire, Dom Helder Câmara, Célestin Freinet e Jean Piaget, os quais são considerados pela PRODUÇÃO como inspiração de suas práticas, métodos e processos. Como conclusão provisória percebe-se a ausência de referencial dos teóricos na metodologia presente na aula em estudo, assim como o distanciamento com a historiografia recente sobre o tema.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-07-20
How to Cite
DA SILVA SOARES, E. Projeto Conectividade: as ações afirmativas e o estudo da cultura afro-brasileira no contexto do Telecurso 2000. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 267–281, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57021. Acesso em: 30 apr. 2025.
Issue
Section
Announcements
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.