O processo de catalogação do acervo bibliográfico do laboratório de ensino de história
Palavras-chave:
Livros didáticos. Acervo. CatalogaçãoResumo
O livro didático, por um longo período, ficou à margem das pesquisas acadêmicas sendo visto, não raras vezes, apenas como uma ferramenta didático-pedagógica. Contudo, atualmente no cenário acadêmico tem-se um número relevante de produções que tomam o livro didático como objeto ou fonte de pesquisa, o que faz emergir a importância da criação de acervos que preservem estes materiais. Mas não basta apenas reunir e disponibilizar os livros didáticos para consulta, pois se trata de um material com diversas especificidades que precisam compor uma unidade através de um método de organização e catalogação eficaz. Este artigo tem por objetivo exemplificar o método de catalogação desenvolvido especificamente para organização do acervo do Laboratório de Ensino de História, vinculado ao Departamento de História da UFPel. Entende-se como essencial a constituição de um espaço onde pesquisadores encontrem livros didáticos bem conservados e devidamente catalogados, já que o fácil acesso ao material proporciona meios para que estudos mais qualificados sejam realizados nesta área de crescente visibilidade acadêmica.Downloads
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Publicado
20-07-2015
Como Citar
BARBOSA COSTA, J. O processo de catalogação do acervo bibliográfico do laboratório de ensino de história. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 247–266, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57020. Acesso em: 29 abr. 2025.
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