Entre textos e imagens: ensino de história uma abordagem generificada dos livros didáticos dos anos noventa e dois mil, do acervo do LEH/UFPEL

Authors

  • Mariana Mirapalheta Insaurriaga
  • Rejane Barreto Jardim

Keywords:

Livro didático. Ensino de História. Gênero. PNLD.

Abstract

O presente artigo analisa o Livro Didático de História como fonte e objeto de estudo. O texto que segue tem como propósito através de uma abordagem generificada discutir as relações de Gênero, no que compreende o manual nos capítulos que abordam o período medieval. Sendo assim, nossa proposta será de perceber como as intrincadas relações de gênero se fazem presentes nos livros didáticos. A partir disso, o propósito será de analisá-las através dos textos e das imagens contidas nos manuais. O trabalho empírico se debruçou em cinco livros didáticos entre a última década dos anos noventa e a primeira dos anos dois mil. Os exemplares foram escolhidos através dos critérios de: editoras de maior expressão no mercado do livro didático (bloco das dez primeiras) segundo o P Nacional do Livro Didático (PNLD) e ano de publicação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-07-20

How to Cite

MIRAPALHETA INSAURRIAGA, M.; BARRETO JARDIM, R. Entre textos e imagens: ensino de história uma abordagem generificada dos livros didáticos dos anos noventa e dois mil, do acervo do LEH/UFPEL. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 112–130, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57011. Acesso em: 29 apr. 2025.