Documentos escolares: organização e usos pedagógicos (um exercício no acervo do CAp/UFRGS)
Keywords:
arquivos escolares, documentos históricos, ditadura, dominação cultural, ensino de história.Abstract
O presente artigo pretende trabalhar o uso de fontes primárias em sala de aula no ensino de história. Fazendo parte do subprojeto história do Pibid UFRGS 2014-2018, são pesquisadas e refletidas as possibilidades e potencialidades do uso pedagógico de documentos históricos oriundos da própria instituição escolar e em que medida estes podem contribuir para uma maior problematização dos conteúdos que estão sendo trabalhados na sala de aula, permitindo uma compreensão qualitativamente melhor da complexidade da produção de conhecimento histórico. A título de exemplo, neste artigo são abordados especialmente os temas referentes à ditadura militar e ao imperialismo cultural nas décadas de 60 e 70.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-07-20
How to Cite
ROMERO, A.; BISSO SCHMIDT, B.; JARENKOW, C.; BUCHHOLZ, J. P. Documentos escolares: organização e usos pedagógicos (um exercício no acervo do CAp/UFRGS). Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 79–93, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57009. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Announcements
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.