A música como possibilidade de aplicabilidade da Lei 10.639/03 no Ensino de História
Palavras-chave:
Lei 10.639/03, Ensino de História, Música.Resumo
O presente trabalho apresenta resultados parciais de um projeto desenvolvido em turmas de 8º ano e 8ª série do Ensino Fundamental II, no contexto de uma escola pública do município de Pelotas, em 2014. Em linhas gerais, o projeto teve por objetivo a aplicabilidade da Lei 10.639/03 no ensino de História por intermédio da Música. Para tanto, dividiu-se as atividades em quatro ciclos, os três primeiros são formados por três etapas e o último por apenas uma e, em cada um dos ciclos, aborda-se sobre um estilo musical diferente, sendo esses o Reggae (afro-jamaicano), o Rap (afro-jamaicano) e o Samba (afro-brasileiro) e, no último ciclo, os alunos produzem um vídeo. Na primeira etapa, são realizadas palestras tendo como foco os estilos musicais, suas características, o contexto em que se originaram, os traços da cultura africana e afrodescendente nesses estilos musicais, bem como a presença desses na cultura brasileira. Na segunda etapa, fomenta-se um debate com as turmas buscando o diálogo relacionado à diversidade cultural e étnico-racial presentes no Brasil, da relação da juventude com esses estilos musicais, do racismo, da discriminação racial, etc. Na terceira etapa, os alunos produzem relatórios sobre o que foi discutido (trabalhado) a partir das palestras e dos debates. Por fim, no quarto ciclo, os alunos – divididos em grupos – produzem uma canção ou uma paródia de uma música já existente de modo que estejam ligadas aos estilos musicais abordados nas palestras e nos debates, com vistas à difusão de estratégias para implementação da Lei 10.639/03 de modo curricular.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-07-2015
Como Citar
GOMES, G. T.; SCHIAVON, C. B.; MADEIRA, J. C. A música como possibilidade de aplicabilidade da Lei 10.639/03 no Ensino de História. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 8–21, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57004. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.