Experiências de Visitas ao Museu Imperial: Relatos de Graduandos em História

Autores

  • Jezulino Lucio Mendes Braga Professor e coordenador de pesquisa da UEMG/Campanha

Palavras-chave:

museu, ensino de história, exposição, experiência

Resumo

A proposta desse texto é explorar as experiências dos graduandos em história do UNILESTE-MG em visita ao Museu Imperial de Petrópolis. Para tal, inicia-se com a discussão sobre importância dos museus na sociedade brasileira contemporânea e suas relações com o ensino de história. Com base em visitas realizadas entre 2006-2008, é analisada a experiência dos graduandos por meio de questionários respondidos após a realização das mesmas. A análise das respostas permite que refaçamos um pouco do caminho percorrido por esses graduandos em seus processos formativos, nesse caso o curso de licenciatura e suas representações sobre a exposição do Museu Imperial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jezulino Lucio Mendes Braga, Professor e coordenador de pesquisa da UEMG/Campanha

Professor e  coordenador de pesquisa da UEMG, unidade de Campanha. Doutor em educação pela Faculdade de Educação da UFMG.

Atua como pesquisador na área de educação e museus, ensino de história e pesquisas sobre história da educação.

Downloads

Publicado

2015-12-27

Como Citar

MENDES BRAGA, J. L. Experiências de Visitas ao Museu Imperial: Relatos de Graduandos em História. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 431–447, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/56844. Acesso em: 19 abr. 2024.