A História do Tempo Presente, o método comparativo e o debate sobre os fascismos
Palavras-chave:
Tempo Presente, História Comparada, Fascismos, Nazismo.Resumo
Este artigo tem como objetivo um estudo sistemático sobre a abertura de um novo campo disciplinar na Europa, no final dos anos 1970 do século passado, chamado de história do tempo presente. Através de uma forte influência da historiografia alemã, em especial a Alltagsgeschichte, a historiografia francesa, com a direção do professor François Bédarida, cambia do Comitê de Altos Estudos da Segunda Guerra Mundial para a criação do Instituto de História do Tempo Presente, em Paris, tendo com sua matriz inicial as grandes guerras mundiais. Nosso foco, nesse artigo, é não só percorrer os caminhos teóricos propostos pelos estudos em história do tempo presente, mas procurar entender sua relação com a metodologia comparativa, partindo do pressuposto de que toda história do tempo presente é história comparada, e da relação desse campo disciplinar com os estudos dos fascismos.Downloads
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Publicado
20-07-2015
Como Citar
SCHURSTER, K. A História do Tempo Presente, o método comparativo e o debate sobre os fascismos. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 423–440, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/52894. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
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Artigos
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