QUANDO A MEMÓRIA TRADUZ SENTIMENTOS: Narrativas da Ditadura Civil-Militar na Amazônia Paraense (1964-85)
Palavras-chave:
Memórias, Experiências, Ditadura Civil-Militar, Amazônia Paraense,Resumo
O trabalho analisa experiências de sujeitos culturais paraenses que vivenciaram práticas de exceção agenciadas pela Ditadura Civil-Militar na Amazônia Paraense, no período de 1964-1985. Fundamento em conteúdos e performances corporais captados em narrativas orais e operando com perspectivas de análise dos Estudos Culturais e da História Oral, o artigo explora sentimentos que afloram nas memórias dos entrevistados para perceber como, no contexto da pesquisa, traduziram avaliações, posições, visões de mundo acerca das difíceis experiências pessoais e coletivas compartilhadas nos tempos do golpe militar. Como resultado a perplexidade, o orgulho, o medo, o ressentimento, a esperança e a superação são sentimentos mais perceptíveis nas narrativas. Todos os narradores, de alguma maneira, deixaram mais que registros de memórias. Causaram algum tipo de ensinamento para uma postura de vida mais equilibrada, menos caótica e mais humana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-12-2014
Como Citar
VELARDE, J. C.; PACHECO, A. S. QUANDO A MEMÓRIA TRADUZ SENTIMENTOS: Narrativas da Ditadura Civil-Militar na Amazônia Paraense (1964-85). Revista Aedos, [S. l.], v. 6, n. 15, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/52635. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.