História do Tempo Presente, diálogos com a História Pública e com o ensino de História: uma experiência exploratória.
Palavras-chave:
Segunda Guerra Mundial, História do tempo presente, Ensino de História.Resumo
Neste trabalho objetivamos destacar a especificidade da História do Tempo Presente como um campo onde o Historiador precisa estar preparado para debater com testemunhas vivas dos processos que estuda na esfera pública, incluindo vários tipos de mídia. Considerando a escola como uma esfera pública específica e o professor de História como um especialista, também buscamos testar nossa hipótese com um pequeno experimento, que propositalmente selecionou alunos de uma escola pública da periferia do Rio de Janeiro, para verificar como fontes extraescolartes influenciaram o conhecimento prévio que os mesmos possuíam sobre um tema bastante abordado pela mídia, a Segunda Guerra Mundial. Verificamos que, apesar da importância e cobertura que o tema ainda recebe até hoje, mais da metade dos alunos declararam não possuir conhecimento algum sobre ele, no conjunto restante o conhecimento se mostrou bastante precário e fortemente influenciado pela abordagem que a mídia costuma dar ao tema. Os alunos demonstraram reconhecer alguns símbolos e palavras relacionadas ao conflito, mas de maneira bastante imprecisa o que permite apropriações e resignificações extremamente empobrecedoras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-12-2014
Como Citar
LOURENÇO NETO, S.; RAMOS, V. da S. História do Tempo Presente, diálogos com a História Pública e com o ensino de História: uma experiência exploratória. Revista Aedos, [S. l.], v. 6, n. 15, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/50931. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.