Sujeitos históricos e seus diários: o incentivo à leitura e à escrita da própria história

Autores

  • Jéssica Fernanda Arend Universidade Federal de Santa Maria
  • Calison Eduardo Santos Pacheco Universidade Federal de Santa Maria
  • Janete Teresinha Schirmer Universidade Federal de Santa Maria
  • André Luis Ramos Soares Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Escola do Campo, História, PIBID, Resgate Identitário, Sujeito Histórico

Resumo

Este trabalho relata uma experiência de atividade, “Diários ao longo da História” desenvolvida a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES), História-2014 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorrida numa escola da zona rural de Santa Maria, Escola Estadual de Ensino Fundamental Almiro Beltrame. A atividade desenvolvida buscou resgatar a auto-estima, auto-valorização e identidade destes alunos do campo através do papel do sujeito histórico, que inicialmente ocorreu com a leitura de trechos de diários e finalizou-se com a confecção dos diários de cada aluno, para que estes entendam que podem escrever a sua história, e que ela é tão importante quanto a de qualquer outro indivíduo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Fernanda Arend, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do curso de História - Licenciatura e Bacharelado da UFSM e bolsista do PIBID

Calison Eduardo Santos Pacheco, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando do curso de História - Licenciatura e Bacharelado da UFSM e bolsista do PIBID

Janete Teresinha Schirmer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora da rede estadual e mestranda em Educação de História

André Luis Ramos Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Prof. Dr. Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria, Coordenador do NEP-UFSM; coordenador do PIBID História UFSM.

Downloads

Publicado

2015-12-27

Como Citar

AREND, J. F.; PACHECO, C. E. S.; SCHIRMER, J. T.; SOARES, A. L. R. Sujeitos históricos e seus diários: o incentivo à leitura e à escrita da própria história. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 518–538, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/50918. Acesso em: 29 mar. 2024.