Trabalhadores contra a carestia de vida: apontamentos sobre a historiografia dedicada aos estudos dos movimentos sociais de 1913 e 1917 na cidade do Rio de Janeiro
Keywords:
Historiografia, Carestia de Vida, Movimento Operário, Primeira RepúblicaAbstract
O presente artigo pretende analisar o tratamento dado por parte da historiografia brasileira do movimento operário aos movimentos sociais contra a carestia de vida, conduzidos por trabalhadores urbanos e militantes, em 1913 e 1917 na cidade do Rio de Janeiro, num contexto de aumento do custo de vida que afetava, sobretudo, a vida da classe trabalhadora e dos pobres. Aqueles movimentos caracterizaram-se, especialmente, pelos protestos públicos (comícios e meetings), voltados contra o patronato e o Estado. Particularmente, apresentaremos alguns trabalhos produzidos por historiadores (as) que se dedicaram, mesmo que de modo indireto, ao entendimento das lutas contra a carestia conduzidas pela classe trabalhadora carioca.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-12-22
How to Cite
GOULART, K. C. Trabalhadores contra a carestia de vida: apontamentos sobre a historiografia dedicada aos estudos dos movimentos sociais de 1913 e 1917 na cidade do Rio de Janeiro. Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 13, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/41565. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Articles
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.