O DISCURSO PARRESIÁSTICO DE MICHEL FOUCAULT APLICADO A HISTÓRIA ANTIGA – UM ESTUDO SOBRE O REI ESPARTANO DEMÁRATOS
Palavras-chave:
Antiguidade, Heródoto, Discurso, Foucault, Parresia.Resumo
Ao interagirmos com os estudos do filósofo Michel Foucault nos deparamos com as suas considerações acerca dos “discursos parresiásticos”, que seriam manifestações do ato de fala, dotados de “verdade”. Tendo em vista as considerações de Foucault verificamos que o “ato de parresia” estaria diretamente vinculado ao princípio de alethéia. Com isso, ao adaptarmos tal perspectiva para as pesquisas em Antiguidade, notamos que muito embora no período de Heródoto o termo “parresia” não tenha sido empregado, nós o utilizamos como um conceito teórico capaz de nos fornecer subsídios acadêmicos para um estudo científico. Logo, a partir dos pressupostos de Foucault almejamos empregar o conceito de parresia no discurso que Heródoto atribuiu ao espartano Demáratos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-12-2013
Como Citar
ASSUMPÇÃO, L. F. B. de. O DISCURSO PARRESIÁSTICO DE MICHEL FOUCAULT APLICADO A HISTÓRIA ANTIGA – UM ESTUDO SOBRE O REI ESPARTANO DEMÁRATOS. Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 13, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/41092. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.