Gênero e poder na produção pictórica de Artemísia Lomi Gentileschi: representações do autorretrato

Autores

  • Cristine Tedesco Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Artemísia Lomi Gentileschi, Gênero, Poder, Autorretrato,

Resumo

O artigo faz parte de uma investigação sobre Artemísia Lomi Gentileschi (1593-1654), pintora que atuou no período barroco seiscentista. O principal objetivo de nossa pesquisa é entender a complexa relação entre a vida e a obra da artista. No presente trabalho, propomos um estudo de duas imagens pictóricas produzidas por Artemísia: Alegoria della pittura (1608-1609) e Cristo e la samaritana al pozzo (1637). A primeira imagem “Alegoria da pintura” é a primeira obra conhecida de Artemísia, na qual já se pode evidenciar a perspectiva do autorretrato. A segunda imagem “Cristo e a samaritana ao poço” foi produzida num momento de plena maturidade estilística da pintora, que nos apresenta uma samaritana absolutamente cética, o que é evidenciado pela pose e pelo olhar da personagem. O estilo de Artemísia Lomi Gentileschi expõe, de certa maneira, sua postura anticonformista diante da sociedade patriarcal e funciona como uma marca da artista, o que se reflete em toda a sua produção pictórica.

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Biografia do Autor

Cristine Tedesco, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Mestre em História pela Universidade Federal de Pelotas (2011-2013). Atualmente é servidora pública do estado do Rio Grande do Sul, atuando como professora de História do ensino médio.

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Publicado

22-12-2013

Como Citar

TEDESCO, C. Gênero e poder na produção pictórica de Artemísia Lomi Gentileschi: representações do autorretrato. Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 13, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/40747. Acesso em: 29 abr. 2025.