História, ensino e pesquisa em museus: uma experiência no Museu Histórico Regional (MHR)
Keywords:
História, Museu, Ensino, Pesquisa, PatrimônioAbstract
O presente artigo procura levantar algumas considerações sobre as atividades desenvolvidas por historiadores em museus históricos a partir da experiência de formação acadêmica e atuação profissional dentro do Museu Histórico Regional de Passo Fundo (MHR). Entre as questões abordadas estão as possibilidades de pesquisa de alguns aspectos do trabalho no museu, como o acervo, o patrimônio histórico, o perfil dos visitantes, bem com o ensino e sua relação com o público, fundamental para servir como guia no desenvolvimento de exposições e atividades educativas. A partir de uma discussão teórica e da reflexão sobre o trabalho prático no MHR, procura-se discutir o papel do historiador e dos museus históricos na sociedade contemporânea.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-09-01
How to Cite
KNACK, E. R. J. História, ensino e pesquisa em museus: uma experiência no Museu Histórico Regional (MHR). Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 12, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/36967. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Dossier
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.