“O prédio do Museu é novo ou velho?" O prédio do Museu da UFRGS como patrimônio cultural, espaço de educação patrimonial e de fruição

Autores

  • Lucas André Gasparotto

Resumo

O artigo propõe reflexões sobre a prática de Estágio de Docência em História III – Educação Patrimonial, disciplina obrigatória do Curso de Licenciatura em História da UFRGS. Parte-se de ação educativa desenvolvida no Museu da UFRGS, durante os meses de setembro a novembro de 2011, que resultou na elaboração de um jogo pedagógico contendo informações sobre a história do prédio do Museu, construído em 1910 e restaurado em 2001 após processo de tombamento. A efetivação da proposta possibilitou discutir questões relativas ao patrimônio cultural tangível e intangível com alunos da educação básica e, no que diz respeito à formação do licenciado, refletir sobre o conceito de lugar de memória, de Pierre Nora, salientando a interação entre memória e História, e o patrimônio como maneira de viver as rupturas, nutrido pela problematização da ordem do tempo, tal qual definido por François Hartog. Ante essas possibilidades, a experiência oferece o entendimento de que ações educativas desenvolvidas no espaço do museu são capazes de ressignificar narrativas, discursos e interpretações, pensando o museu como espaço para aquisição de novos conhecimentos.

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Publicado

24-09-2012

Como Citar

GASPAROTTO, L. A. “O prédio do Museu é novo ou velho?" O prédio do Museu da UFRGS como patrimônio cultural, espaço de educação patrimonial e de fruição. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/31762. Acesso em: 29 abr. 2025.