Imagens do imperialismo: o uso de imagens sobre o imperialismo nos livros didáticos
Abstract
Orientar o olhar para interpretar fontes visuais constitui um aspecto importante para a construção do saber histórico e da capacidade analítica do mundo visual que cerca o aluno. Além disso, as editoras têm investido em um rico material visual. Portanto, propomos analisar os capítulos sobre o Imperialismo do final do século XIX, em três livros didáticos de História destinados ao Ensino Médio para verificar como estão sendo utilizadas as imagens e se as mesmas dialogam com o texto e com o contexto. Ao final, daremos um relato de experiência pessoal do uso positivo de imagens no ensino de História. Nosso aporte teórico são as obras Visto y no visto, de Peter Burke, O desafio de fazer História com imagens, de Paulo Knauss e Através da Imagem, de Ana Maria Mauad.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.