Educação patrimonial em sala de aula: cinquenta anos da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro
Abstract
O presente trabalho foi construído a partir da experiência vivenciada no Estágio de Docência III – Educação Patrimonial do Curso de História da UFRGS, desenvolvido na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. A proposta se insere nas atividades dos cinquenta anos da escola e tem por objetivo problematizar fragmentos da história da instituição utilizando a fotografia como linguagem em destaque. Os conceitos de patrimônio, memória e fontes históricas contribuem para as discussões que colocam os alunos como agentes históricos que recompõem a trajetória da instituição de ensino. Os resultados obtidos sugerem que a educação patrimonial possui potencialidades que não a restringem a espaços não-formais de ensino. Além disso, essa experiência de estágio contou com o envolvimento dos alunos, por se tratar de um estudo histórico dentro do espaço no qual convivem, trazendo para as aulas diversas reflexões sobre o patrimônio da escola.
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