Arquivos escolares e ensino de História: interlocuções possíveis

Autores

  • Arthuro Luiz Grechi de Carlos

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre os arquivos históricos escolares como portadores de documentos para o professor de história e para a própria escola, interessada na preservação do acervo que produz na sua vida administrativa. Busca-se nestes escritos explorar as potencialidades dos arquivos escolares para o ensino de história tomando como referência a experiência realizada no arquivo da escola estadual Rio de Janeiro, no âmbito de uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Assim, no relato da experiência já citada, são problematizados aspectos como a utilização de documentos criados com fins meramente administrativos, mas que, em sala de aula, assumem o lugar de fontes históricas que informam sobre a sociedade em outra época. É possível pensar, também, que tal experiência permite que se discutam conceitos e princípios referentes à educação para o patrimônio destacando escolhas e significados, além da preservação e guarda adequada dos documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-09-2012

Como Citar

CARLOS, A. L. G. de. Arquivos escolares e ensino de História: interlocuções possíveis. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/31624. Acesso em: 29 abr. 2025.