Projeto Co Operar: o mundo do trabalho no mundo da escola
Resumo
O Projeto Co Operar é desenvolvido na EMEF Mário Quintana, Vila Castelo, bairro Restinga com estudantes do III Ciclo. O objetivo é, através do sensível e prático, instigar a pesquisa e construção do conhecimento. Através da produção de velas e do modelo de gestão cooperativo abre-se o debate sobre o trabalho e os modos de produção da sociedade industrial. Pedagogicamente a intenção é tramar processos pedagógicos e processos produtivos, orientando para uma reflexão ética, estética e prática a respeito do modo de produzir e dos valores que orientam diferentes lógicas produtivas. Todo o processo de produção é registrado para posterior elaboração de material áudio visual, momento em que os estudantes reconstroem seu próprio processo fazendo textos com as imagens capturadas. A renda gerada pelo trabalho é revertida para um fundo usado na cerimônia de formatura. Os conceitos desenvolvidos são: Capital, Trabalho, Meios de produção, Acumulação Primitiva de Capital, Ideologia, Redes de Produção e Consumo, Produção Limpa, Comércio Justo e Economia Solidária. Os conteúdos históricos podem se desdobrar em: Revolução Científica e Revolução Industrial, Teóricos do século XIX, tradição do pensamento crítico libertário, Revolução Francesa e Comuna de Paris, Direitos Humanos, Nacionalismo, Colonialismo e Imperialismo, Guerras do século XX.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-09-2012
Como Citar
ZORTEA, A. Projeto Co Operar: o mundo do trabalho no mundo da escola. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/31609. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.