História no ensino médio: utilização de imagens e desenvolvimento de competências
Resumo
O tema desse artigo é a utilização de imagens nas aulas de História na etapa final da Educação Básica. Para desenvolvê-lo, utilizo textos de historiadores, como Peter Burke, de pedagogos, como Philippe Perrenoud, e documentos oficiais que tratam das finalidades da educação e da História no Ensino Médio. O objetivo é propor algumas reflexões sobre o modo como nos relacionamos com imagens e sobre a necessidade de utilizá-las nas aulas de História a fim de desenvolver determinadas competências. Para atingi-lo, considero a ideia que, num certo sentido, ainda vivemos na “caverna” de Platão, pois nosso conhecimento é fortemente influenciado por imagens, e a ideia que a educação básica visa promover uma atitude crítica diante do mundo visual. Em seguida, analiso como a utilização de imagens nas aulas de História no Ensino Médio pode contribuir para o desenvolvimento dessa atitude. O resultado dessas reflexões é que o professor de História precisa utilizar imagens em suas aulas para que o educando desenvolva certas competências, mas essa utilização tem que ir além da ilustração. Tal utilização deve colocar a imagem sob suspeita para que o educando reconheça a necessidade de ver o mundo além delas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.