História no ensino médio: utilização de imagens e desenvolvimento de competências

Autores

  • Ana Paula de Oliveira Döhler
  • André Luis Ramos Soares

Resumo

O tema desse artigo é a utilização de imagens nas aulas de História na etapa final da Educação Básica. Para desenvolvê-lo, utilizo textos de historiadores, como Peter Burke, de pedagogos, como Philippe Perrenoud, e documentos oficiais que tratam das finalidades da educação e da História no Ensino Médio. O objetivo é propor algumas reflexões sobre o modo como nos relacionamos com imagens e sobre a necessidade de utilizá-las nas aulas de História a fim de desenvolver determinadas competências. Para atingi-lo, considero a ideia que, num certo sentido, ainda vivemos na “caverna” de Platão, pois nosso conhecimento é fortemente influenciado por imagens, e a ideia que a educação básica visa promover uma atitude crítica diante do mundo visual. Em seguida, analiso como a utilização de imagens nas aulas de História no Ensino Médio pode contribuir para o desenvolvimento dessa atitude. O resultado dessas reflexões é que o professor de História precisa utilizar imagens em suas aulas para que o educando desenvolva certas competências, mas essa utilização tem que ir além da ilustração. Tal utilização deve colocar a imagem sob suspeita para que o educando reconheça a necessidade de ver o mundo além delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-09-2012

Como Citar

DÖHLER, A. P. de O.; SOARES, A. L. R. História no ensino médio: utilização de imagens e desenvolvimento de competências. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/31608. Acesso em: 29 abr. 2025.