“Seu futuro passa por aqui”: o ENEM como política avaliativa e os conhecimentos históricos exigidos

Autores

  • José Ernesto Melo

Resumo

Criado em 1998 como uma das políticas da reforma educacional do governo Fernando Henrique Cardozo (FHC), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tornou-se, ao longo da última década, uma poderosa ferramenta de indução de transformações no currículo do Ensino Médio. Partindo dessa perspectiva, o presente estudo faz uma investigação sobre o processo histórico de elaboração e implementação do (ENEM) a partir das reformas educacionais implementadas pelo governo Fernando Henrique Cardoso. Avalia as características, a importância e o significado da pedagogia de competências para as reformas dos anos 90 e do próprio ENEM. Revisa o contexto de surgimento do Novo ENEM a partir da eleição do governo Lula, as permanências, rupturas e os caminhos do novo modelo. E, ainda, analisa os conhecimentos históricos exigidos no Novo ENEM e as transformações que estão no horizonte da disciplina de História do ensino médio.

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Publicado

24-09-2012

Como Citar

MELO, J. E. “Seu futuro passa por aqui”: o ENEM como política avaliativa e os conhecimentos históricos exigidos. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/31069. Acesso em: 29 abr. 2025.