Memórias evocadas: imagens recompondo as aulas isoladas em Novo Hamburgo/RS (1913 a 1952)

Autores

  • José Edimar de Souza
  • Luciane Sgarbi S. Grazziotin

Resumo

A investigação desenvolvida objetiva compreender os primórdios da implantação das “Aulas” no espaço rural em Novo Hamburgo/RS, a partir das memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen; principalmente àquelas que remetem à ocupação da antiga Casa Pastoral de Lomba Grande. Nos vilarejos que foram fundados pelos colonos alemães a escola figurava o cenário indispensável ao lado da Igreja e Cemitério, sendo, nestes casos, o professor oriundo da própria comunidade. A pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da História Cultural utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, tendo as narrativas e imagens como documentos. Analisa memórias de práticas que possibilitaram recompor cenários do contexto do ensino rural que identificam marcas das políticas educacionais de uma época. A leitura e a escrita representou um dos elementos culturais mais importantes neste contexto. O arraigamento à cultura local também representou um conjunto de significados partilhados e construídos para conhecer um pouco sobre a contribuição das Aulas Isoladas que originaram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

SOUZA, J. E. de; GRAZZIOTIN, L. S. S. Memórias evocadas: imagens recompondo as aulas isoladas em Novo Hamburgo/RS (1913 a 1952). Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/31010. Acesso em: 18 abr. 2024.