Extroversão da arqueologia: estudo de caso no Colégio Sagrado Coração de Jesus
Resumo
É sabida a importância do ensino da arqueologia nas escolas para que, através dela, os alunos tenham o conhecimento sobre ocupações de povos pretéritos e contemporâneos. Dessa forma é possível fazer um trabalho de ressignificação de suas identidades, ou fomentar as identidades já criadas. Bem como, assim que há a reapropriação do patrimônio arqueológico, os alunos passam a ser agentes de preservação.
Tendo isso em vista, este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso realizado no Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado no município de Rio Grande - RS. A partir do contato da professora Maria Andréia com o Laboratório de Ensino e Pesquisa de Arqueologia e Antropologia, a equipe formulou uma metodologia em que é apresentado aos alunos um pouco do que é a arqueologia, como o arqueólogo trabalha e qual seu papel social. Posteriormente, os alunos foram convidados a interagir com artefatos arqueológicos levados até o colégio. Com isso, buscamos estabelecer um diálogo entre o que é feito e exercido no curso de arqueologia da FURG e os alunos do colégio, esperando assim que estes últimos atuem como agentes multiplicadores de conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.