Extroversão da arqueologia: estudo de caso no Colégio Sagrado Coração de Jesus

Autores

  • André Ávilla Pinto
  • Freddy Bager Junior
  • Lucas Henriques Viscardi

Resumo

É sabida a importância do ensino da arqueologia nas escolas para que, através dela, os alunos tenham o conhecimento sobre ocupações de povos pretéritos e contemporâneos. Dessa forma é possível fazer um trabalho de ressignificação de suas identidades, ou fomentar as identidades já criadas. Bem como, assim que há a reapropriação do patrimônio arqueológico, os alunos passam a ser agentes de preservação.

Tendo isso em vista, este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso realizado no Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado no município de Rio Grande - RS. A partir do contato da professora Maria Andréia com o Laboratório de Ensino e Pesquisa de Arqueologia e Antropologia, a equipe formulou uma metodologia em que é apresentado aos alunos um pouco do que é a arqueologia, como o arqueólogo trabalha e qual seu papel social. Posteriormente, os alunos foram convidados a interagir com artefatos arqueológicos levados até o colégio. Com isso, buscamos estabelecer um diálogo entre o que é feito e exercido no curso de arqueologia da FURG e os alunos do colégio, esperando assim que estes últimos atuem como agentes multiplicadores de conhecimento.

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Publicado

24-09-2012

Como Citar

PINTO, A. Ávilla; JUNIOR, F. B.; VISCARDI, L. H. Extroversão da arqueologia: estudo de caso no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/31009. Acesso em: 29 abr. 2025.