A dinamicidade do patrimônio imaterial: reflexões para o ensino de História
Resumo
As reflexões apresentadas neste trabalho foram, em grande parte, fruto da experiência na disciplina de Estágio de Docência III - Educação Patrimonial do Curso de História da UFRGS e tem o objetivo de abordar o patrimônio imaterial sob uma perspectiva que leve em conta sua dinamicidade, enquanto algo que constantemente é ressignificado por diferentes atores sociais e em contextos históricos diversos. Este viés rompe com a noção de um patrimônio estático, determinado pela sua “origem” e que conservaria uma suposta “essência”. A partir do estudo de diferentes produções culturais (como filmes, dança e festas) buscamos refletir acerca do caráter dinâmico dos bens patrimoniais, com destaque para dois patrimônios culturais brasileiros: a Capoeira e a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis. Propõe-se trabalhar a temática do patrimônio imaterial em sala de aula, compreendendo a historicidade das manifestações culturais, que podem revelar importantes aspectos concernentes a setores sociais importantes na formação da sociedade brasileira, como os afrodescendentes. Com isso, o estudo aponta a importância do conhecimento histórico no entendimento dos significados e usos das produções culturais.
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