Educação patrimonial e pesquisas arqueológicas: uma aproximação necessária

Autores

  • Grasiela Tebaldi Toledo

Resumo

As pesquisas arqueológicas, geralmente, são norteadas por objetivos científicos claros para a comunidade acadêmica e/ou profissionais da área, buscando responder questões sobre diversas temáticas ou problemáticas arqueológicas que possam contribuir para a construção do conhecimento. Atualmente, vem se discutindo que isto só não basta, ou seja, são necessários projetos que envolvam a comunidade não acadêmica e que o conhecimento produzido por arqueólogos alcance o público de forma mais abrangente. Por isso, a importância da Educação Patrimonial no sentido de aproximar os bens arqueológicos e históricos da população, haja vista que uma das premissas preservacionistas é o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural. Assim, algumas pesquisas arqueológicas já trazem em seu bojo essa preocupação, muitas das quais, propondo alternativas para comunicação dos resultados obtidos de forma didática, expondo e musealizando o acervo arqueológico pesquisado ou ainda elaborando projetos educativos que envolvam tanto a comunidade escolar, como a comunidade de maneira geral, para que o patrimônio arqueológico possa ser apropriado, constituindo algo importante para a memória e identidade. Diante disso, esse trabalho tem por objetivo apresentar algumas propostas de aproximação entre Arqueologia e o público não acadêmico, que já foram problematizadas em trabalhos arqueológicos desenvolvidos no município de Quaraí/RS.

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Publicado

2012-09-24

Como Citar

TOLEDO, G. T. Educação patrimonial e pesquisas arqueológicas: uma aproximação necessária. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30848. Acesso em: 29 mar. 2024.