Lembranças e esquecimentos nas salas montenegrinas: uma análise de memórias presentes entre alunos de ensino médio
Resumo
O presente artigo é fruto de uma análise de recordações de alunos do ensino médio da cidade de Montenegro sobre as origens de suas famílias e da cidade. Os referenciais teóricos foram baseados no conceito de memória coletiva, de memória em disputa, memória subterrânea e a relação de ambas com a identidade coletiva. A partir de lembranças explicitadas em sala de aula, foi possível perceber um discurso oficial e outros sublimados por este cuja sustentação se dá pelas memórias dos imigrantes europeus e pela herança às gerações atuais. O estudo nos leva a concluir que as memórias ditas em aula sobre as histórias das suas famílias e da cidade acabam sendo trazidas de certos antepassados europeus, que, apoiados por uma ideia vigente na época, esquecem a origem indígena da cidade. Com relação a esse aspecto, a partir de uma boa prática docente, a sala de aula se apresenta como um campo para a reflexão e contestação do status quo de disputas entre memórias, mas, sobretudo, entre identidades.
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