O núcleo de documentação histórica da UFPel: um espaço de ensino

Autores

  • Eduarda Borges da Silva
  • Biane Peverada Jaques
  • Lóren Nunes da Rocha
  • Tamires Xavier Soares
  • Lorena Almeida Gill

Resumo

Neste artigo se propõe a analisar o trabalho desenvolvido no Núcleo de Documentação Histórica (NDH) - UFPel, focando a sua contribuição para o ensino de História a partir de suas produções científicas. O texto foi construído com a ideia de que ensino, pesquisa e extensão se complementam e nestes três pilares atua o NDH desde o ano de 1990. Seus projetos geram fontes que, após a organização, vão sendo gradualmente disponibilizadas para pesquisas da comunidade em geral; exemplo disso são os inúmeros trabalhos utilizando o acervo da Justiça do Trabalho, o qual também serve de prova do exercício de funções para alguns trabalhadores que procuram os processos trabalhistas. Partindo dessa perspectiva, o NDH é um espaço de ensino, colaborando, portanto, para o aprendizado dos alunos da Licenciatura e do Bacharelado e para a produção de uma História, não só regional como nacional. Constitui-se, também, como um lugar de memória, que agrega acervos sobre a Universidade, movimentos sociais, Justiça do Trabalho de Pelotas (1940 – 1995) e Delegacia Regional do Trabalho- RS (1933 – 1968).

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Publicado

2012-09-24

Como Citar

SILVA, E. B. da; JAQUES, B. P.; ROCHA, L. N. da; SOARES, T. X.; GILL, L. A. O núcleo de documentação histórica da UFPel: um espaço de ensino. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30766. Acesso em: 28 mar. 2024.