Colhendo histórias: resgate das memórias de um grupo de pequenos agricultores da Serra do Herval (RS)
Resumo
Nosso projeto nasceu dentro da sala de aula, com o objetivo de familiarizar o aluno com o trabalho do historiador e com o conceito de historicidade. No final do projeto foi possível conhecer histórias e estratégias de solidariedade dos pequenos agricultores da região. Mas o resultado não foi o esperado, não foi uma valorização da História, porque ela, enquanto disciplina de origem acadêmica, é uma estrangeira entre a população rural, nos escritos que são popularizados pela mídia e pelos livros didáticos ainda encontramos ecos do estigma criado em torno do caboclo, desde a difusão do personagem Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato, no início do século XX. É claro, que existem na última década estudos acadêmicos de história local e regional, ensaios de micro-história que buscam superar essa imagem negativa que se cristalizou em torno do homem do campo nacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-09-2012
Como Citar
CAMPOS, R. de C. B. Colhendo histórias: resgate das memórias de um grupo de pequenos agricultores da Serra do Herval (RS). Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30749. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.