Ensino de História, cinema e holocausto: uma reflexão teórica e didática
Resumo
Este trabalho realiza uma reflexão sobre a relação Cinema-História tomando como base diferentes filmes que abordam o Holocausto, produzidos desde 1945. A partir dos filmes selecionados, foram delimitados três eixos de análises que direcionam a análise histórica e cinematográfica: a representação do fato, a memória do fato e a negação do fato. Desse modo o objetivo é extrair da teoria da prática, refletindo sobre a História e seus elementos constitutivos, bem como oferecer uma proposta de ferramenta didática para o uso na sala de aula.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-09-2012
Como Citar
QUINSANI, R. H. Ensino de História, cinema e holocausto: uma reflexão teórica e didática. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30748. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.