Que animação! Os desenhos animados e o ensino de História: um diálogo possível
Resumo
Este trabalho pretende fazer reflexões acerca da utilização de desenhos animados no Ensino de História. Abordaremos as nossas experiências obtidas com o uso desta fonte em sala de aula, através de atividades realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da UFPel (PIBID-Humanidades) analisou-se essas animações, selecionando tais fontes, fazendo recortes, para que pudéssemos procurar elementos que consigam ir ao encontro dos interesses do educador e do educando. Trabalhou-se com desenhos atuais, que ainda estão em circulação na televisão aberta brasileira, fato que facilita imensamente a visualização e o contato destes com os alunos. Será feito uma densa discussão bibliográfica sobre o tema – (CHARTIER,2010), (ECO,2011) (FERNANDES,2003), (VALIM,2006) e etc. –, na qual problematizaremos a ideia de que desenho animado seja algo que só pretende entreter crianças, sem trazer consigo nenhum caráter político-ideológico em sua abordagem. Focaremos na metodologia ensina que nos permite discutir a Animação como uma fonte, onde é possível critica-la e analisá-la de várias formas.
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