Que animação! Os desenhos animados e o ensino de História: um diálogo possível

Autores

  • Mario Marcello Neto

Resumo

Este trabalho pretende fazer reflexões acerca da utilização de desenhos animados no Ensino de História. Abordaremos as nossas experiências obtidas com o uso desta fonte em sala de aula, através de atividades realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da UFPel (PIBID-Humanidades) analisou-se essas animações, selecionando tais fontes, fazendo recortes, para que pudéssemos procurar elementos que consigam ir ao encontro dos interesses do educador e do educando. Trabalhou-se com desenhos atuais, que ainda estão em circulação na televisão aberta brasileira, fato que facilita imensamente a visualização e o contato destes com os alunos. Será feito uma densa discussão bibliográfica sobre o tema – (CHARTIER,2010), (ECO,2011) (FERNANDES,2003), (VALIM,2006) e etc. –, na qual problematizaremos a ideia de que desenho animado seja algo que só pretende entreter crianças, sem trazer consigo nenhum caráter político-ideológico em sua abordagem. Focaremos na metodologia ensina que nos permite discutir a Animação como uma fonte, onde é possível critica-la e analisá-la de várias formas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Marcello Neto

Downloads

Publicado

24-09-2012

Como Citar

NETO, M. M. Que animação! Os desenhos animados e o ensino de História: um diálogo possível. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30735. Acesso em: 28 abr. 2025.