Anos Rebeldes: e o uso da imagem como elemento potencial didático em leitura crítica da mídia e formação de capital social
Resumo
O balanço das múltiplas realizações do curso e sua relação com leitura crítica, histórica, alfabetismo audiovisual e capital social será feito em quatro etapas. (1) O ponto de partida, que fornece a relação abrangente entre imagem e a reinterpretação da história através da leitura crítica e o capital social, é dado pelo papel da televisão na construção de uma “alfabetização televisiva”. Trata-se de compreender o papel educacional e político que as imagens cumpriram em parte dos 62 anos de televisão no Brasil. (2) A exposição de alguns dos objetivos do curso e de seu conteúdo antes de sua realização. (3) A experiência prática do curso em suas oito edições (estão previstas mais duas para este ano de 2012). Trata-se de descrever a percepção dos alunos e o que ocorreu face aos objetivos iniciais e as expectativas de momentos geração de capital social assim como os momentos oportunos para a percepção intencional do fazer midiático. (4) Conclui-se com um breve balanço acerca do papel pedagógico da imagem e sua função na produção de capital social, o que é relevante posto que o conteúdo simbólico geralmente é utilizado com propósitos manipulatórios e não emancipatórios (de gerar capital social).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.