Anos Rebeldes: e o uso da imagem como elemento potencial didático em leitura crítica da mídia e formação de capital social

Autores

  • Nilo André Piana de Castro

Resumo

O balanço das múltiplas realizações do curso e sua relação com leitura crítica, histórica, alfabetismo audiovisual e capital social será feito em quatro etapas. (1) O ponto de partida, que fornece a relação abrangente entre imagem e a reinterpretação da história através da leitura crítica e o capital social, é dado pelo papel da televisão na construção de uma “alfabetização televisiva”. Trata-se de compreender o papel educacional e político que as imagens cumpriram em parte dos 62 anos de televisão no Brasil. (2) A exposição de alguns dos objetivos do curso e de seu conteúdo antes de sua realização. (3) A experiência prática do curso em suas oito edições (estão previstas mais duas para este ano de 2012). Trata-se de descrever a percepção dos alunos e o que ocorreu face aos objetivos iniciais e as expectativas de momentos geração de capital social assim como os momentos oportunos para a percepção intencional do fazer midiático. (4) Conclui-se com um breve balanço acerca do papel pedagógico da imagem e sua função na produção de capital social, o que é relevante posto que o conteúdo simbólico geralmente é utilizado com propósitos manipulatórios e não emancipatórios (de gerar capital social).

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Biografia do Autor

Nilo André Piana de Castro

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Publicado

24-09-2012

Como Citar

DE CASTRO, N. A. P. Anos Rebeldes: e o uso da imagem como elemento potencial didático em leitura crítica da mídia e formação de capital social. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30642. Acesso em: 29 abr. 2025.