Aprendendo com imagens: a função das fontes visuais nos livros didáticos de História

Autores

  • Carlos Eduardo Ströher

Resumo

Por ser a principal ferramenta metodológica da maior parte dos professores, o livro didático, e especialmente suas imagens, têm um poder de legitimar discursos historiográficos. Ciente desta importância, o objetivo desta investigação é analisar o uso das imagens em algumas obras didáticas de História. Foram analisadas seis coleções de autores e editoras diferentes, todos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas edições de 2005 e 2011. A temática escolhida é a história recente, considerada aquela que envolve os acontecimentos ocorridos nos contextos brasileiro e mundial a partir da década de 1980. Avaliando as obras consultadas, percebe-se que todas apresentam projetos gráficos atraentes e bom tratamento visual das imagens. No entanto, cabe destacar que a função que estas ocupam em relação aos textos que a acompanham é, muitas vezes, o de meras ilustrações ou como documentos, que comprovam as informações escritas. Poucas vezes são tratadas como monumentos, isto é, fontes históricas que dialogam e questionam os textos, instigando os alunos a pensar sobre elas. Quando não problematizadas, desconsideram-se as intencionalidades dos sujeitos envolvidos na produção dessas representações visuais, produzindo “verdades” únicas ou versões ditas “oficiais”, e contribuindo para uma história acrítica e distante da realidade dos alunos.

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Publicado

24-09-2012

Como Citar

STRÖHER, C. E. Aprendendo com imagens: a função das fontes visuais nos livros didáticos de História. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30634. Acesso em: 29 abr. 2025.