Ensino de História: lã, cetim, veludo, forma e conteúdo

Autores

  • Carla Beatriz Meinerz

Resumo

O artigo problematiza as relações entre as mídias e as práticas pedagógicas do ensino de história, tratando das maneiras contemporâneas de lidarmos com os saberes e os novos modos de interação social, de falar, de escrever, de pensar os outros e a nós mesmos. Enfoca o ensino como possibilidade de comunicação entre sujeitos com experiências singulares e repertórios culturais diversos, ao examinar as mídias e as tecnologias da informação como potencializadoras desses processos. Propõe um ponto de convergência na temática, a partir da indissociabilidade entre forma e conteúdo, como criações humanas e contingentes produtores de sensibilidades e engendrados em relações de poder. Na perspectiva do consumo não passivo, finalmente interroga sobre as formas como os jovens se conectam às mídias e às aulas de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Beatriz Meinerz

Downloads

Publicado

24-09-2012

Como Citar

MEINERZ, C. B. Ensino de História: lã, cetim, veludo, forma e conteúdo. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30633. Acesso em: 30 abr. 2025.