Culto ou Arte? Divergências historiográficas e o consenso da problemática no debate sobre o “sentido da imagem” na Idade Média.

Autores

  • Rivadávia Padilha Vieira Júnior UFRGS

Palavras-chave:

História & Imagem – Historiografia – Idade Média

Resumo

A imagem, em especial a obra de arte pictórica, é vista atualmente como documento histórico de indiscutível valor. Cabe ao pesquisador estabelecer sua historicidade através da análise de sua natureza, atributos e condições de documento, procurando penetrar na compreensão do meio produtor. Entender o uso e a função da imagem pictórica no medievo desperta um amplo debate na tentativa de compreensão do seu status na sociedade da época. O presente trabalho busca apresentar de forma sintética os principais argumentos dos historiadores Hans Belting, Jean-Claude Schmitt, Jean Wirth, Jérôme Baschet e Jean-Claude Bonne no que se refere ao debate sobre a problemática imagética no período medieval.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-10-07

Como Citar

VIEIRA JÚNIOR, R. P. Culto ou Arte? Divergências historiográficas e o consenso da problemática no debate sobre o “sentido da imagem” na Idade Média. Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 7, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/15998. Acesso em: 18 abr. 2024.