Entre prazeres e doenças: análise sobre o perfil social de enfermos venéreos em hospitais de Porto Alegre em fins do século XIX
Palavras-chave:
Relações Sociais de Dominação e ResistênciaResumo
Esta pesquisa buscou identificar, social e historicamente, o perfil dos enfermos acometidos por doenças venéreas que receberam assistência médica na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e no Hospital da Sociedade de Beneficência Portuguesa, da mesma cidade, durante os anos de 1881 a 1892. A pesquisa foi realizada por meio de análise quantitativa sobre informações transcritas de livros de entrados nas enfermarias dos já referidos hospitais. Desta forma, por meio da contextualização das informações obtidas, foi analisado como as doenças venéreas e os seus enfermos se inseriam na sociedade porto-alegrense daquele período, considerando assim, diversos aspectos daquela sociedade, tais como: o pensamento social/científico (Degeneração); as transformações sociais que se desenvolviam naquele local e período (fim da escravatura, industrialização, aumento populacional, urbanização x cortiços em Porto Alegre), entre outros. A metodologia e o referencial teórico utilizados neste estudo estão ligados à História Social e Cultural (Burke, 2005; Pesavento, 2005), com uma abordagem quantitativa (Becker, 1993; Clegg 1995), nos domínios da História da Saúde (Armus, 2005; WEBER, 1999) e Urbana (Pesavento, 1995).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
23-07-2010
Como Citar
OLIVEIRA, D. Entre prazeres e doenças: análise sobre o perfil social de enfermos venéreos em hospitais de Porto Alegre em fins do século XIX. Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 6, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/12774. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.