“Um problema colocado na sociedade”: a questão do aborto e a luta pela sua descriminalização (Rio Grande do Sul, década de 1980)
Palavras-chave:
Feminismo, Aborto, Segunda Onda.Resumo
Pretende-se neste artigo, a partir de publicações elaboradas pelas feministas dos Grupos Ação Mulher, Libertas, Gêmina, Gênese e Germinal, apresentar os argumentos por elas utilizados para a defesa da descriminalização da prática do aborto. Do mesmo modo, perceber como se dava o debate das feministas do Germinal em relação a esta pauta com setores da sociedade, através do jornal A Razão, que circulava na cidade de Santa Maria. Tais grupos feministas atuaram no Rio Grande do Sul, na década de 1980, e suas pautas faziam parte do chamado feminismo de “segunda onda”. Versando assim, sobre a luta feminista pela descriminalização do aborto, relacionando o tema com questões morais e religiosas, além da saúde das mulheres, rompendo os silêncios sobre essa prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.