“Um problema colocado na sociedade”: a questão do aborto e a luta pela sua descriminalização (Rio Grande do Sul, década de 1980)

Autores

  • Paula Ribeiro Ciochetto Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (PPGH/UFSM). Bolsista CAPES/DS.

Palavras-chave:

Feminismo, Aborto, Segunda Onda.

Resumo

Pretende-se neste artigo, a partir de publicações elaboradas pelas feministas dos Grupos Ação Mulher, Libertas, Gêmina, Gênese e Germinal, apresentar os argumentos por elas utilizados para a defesa da descriminalização da prática do aborto. Do mesmo modo, perceber como se dava o debate das feministas do Germinal em relação a esta pauta com setores da sociedade, através do jornal A Razão, que circulava na cidade de Santa Maria. Tais grupos feministas atuaram no Rio Grande do Sul, na década de 1980, e suas pautas faziam parte do chamado feminismo de “segunda onda”. Versando assim, sobre a luta feminista pela descriminalização do aborto, relacionando o tema com questões morais e religiosas, além da saúde das mulheres, rompendo os silêncios sobre essa prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Ribeiro Ciochetto, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (PPGH/UFSM). Bolsista CAPES/DS.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGH/UFSM). Área de concentração História, Poder e Cultura, linha de pesquisa Cultura, Migrações e Trabalho. Bolsista CAPES/DS. Mestra em História, área de concentração História Cultural, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista em História do Brasil (UFSM), graduada em História, Licenciatura Plena, pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Downloads

Publicado

07-10-2021

Como Citar

CIOCHETTO, P. R. “Um problema colocado na sociedade”: a questão do aborto e a luta pela sua descriminalização (Rio Grande do Sul, década de 1980). Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 126–159, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/116142. Acesso em: 8 abr. 2025.