Representações de mulheres negras torcedoras nos campos de futebol de São Paulo no início do século XX

Autores

  • Taiane Anhanha Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Palavras-chave:

Representação, Torcedoras negras, Imprensa negra de São Paulo,

Resumo

Este artigo tem por temática analisar e refletir sobre as representações destinadas a mulheres negras torcedoras de futebol em alguns jornais da conhecida imprensa negra de São Paulo no começo do século XX (1916-1923). Uma grande imprensa “hegemônica” tinha outros modelos femininos de representação e acabavam não apontando suas câmeras e nem direcionando suas escritas para representar as mulheres negras presentes em jogos de futebol. Observamos, inclusive, que as representações dessas torcedoras entre a grande imprensa e a negra são diferentes e bem desiguais quando comparadas a torcedoras “brancas” (que já foram analisadas em outro momento). Porém, de maneira tímida, a imprensa negra de São Paulo atesta a presença delas como espectadoras do esporte, por isso iremos analisar os jornais: Getulino e A Liberdade e refletir sobre o significado de suas representações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taiane Anhanha Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - PPGH, onde possui bolsa CAPES. Bacharel e Licenciada em História pela UFSM. Estudante membro do Grupo de Estudos sobre o pós-Abolição/UFSM (GEPA) e do Stadium/UFSM (Grupo de Estudos de História do Esporte e das Práticas Lúdicas). Também foi bolsista Capes no Programa de Residência Pedagógica e PIBID História/UFSM, entre 2016 e 2019. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, pós-Abolição, mulheres torcedoras e futebol.

Downloads

Publicado

07-10-2021

Como Citar

ANHANHA LIMA, T. Representações de mulheres negras torcedoras nos campos de futebol de São Paulo no início do século XX. Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 93–125, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/116141. Acesso em: 16 maio. 2025.