Trabalhadores na luta em tempos de radicalização política: participação política dos trabalhadores organizados no Rio Grande do Sul no início da década de 1960.

Autores

  • Rafael Fantinel Lameira UFRGS

Palavras-chave:

Organizações dos trabalhadores, Rio Grande do Sul, lutas sociais e políticas,

Resumo

No início da década de 1960 o Brasil viveu um processo de radicalização político-ideológica que pode ser relacionada ao contexto histórico conhecido como Guerra Fria, onde diferentes projetos políticos disputavam a hegemonia na sociedade. Tal processo radicalizado de disputa é um dos elementos fundamentais para a compreensão do Golpe Civil-Militar de 1964. Os trabalhadores organizados coletivamente foram protagonistas neste contexto e tiveram atuação fundamental na luta por seus direitos.  Neste breve trabalho, apresentarei algumas lutas dos trabalhadores, não apenas por seus direitos, mas sua intervenção no espaço político. Da mesma forma, tentarei contribuir para a compreensão da pluralidade dos movimentos, suas disputas, suas posições, ressaltando, a insuficiência das teses que apresentam os trabalhadores de forma tutelada pelo Estado.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Fantinel Lameira, UFRGS


Downloads

Publicado

2009-11-24

Como Citar

LAMEIRA, R. F. Trabalhadores na luta em tempos de radicalização política: participação política dos trabalhadores organizados no Rio Grande do Sul no início da década de 1960. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 4, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/11452. Acesso em: 29 mar. 2024.