Trabalho e Morte: Um Estudo das Causas de Falecimentos de Trabalhadores Cativos na Cidade Portuária de Rio Grande (1864-1870)
Palavras-chave:
Escravos, Rio Grande, Mortalidade,Resumo
Ainda que se afirme a alta freqüência de óbitos entre os trabalhadores cativos, este não é um ponto estudado exaustivamente na historiografia da escravidão brasileira. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar as principais causas de óbitos entre os trabalhadores escravos na sociedade riograndina no período de 1864 a 1870, com o intuito de dimensionar um estudo das condições de vida desses trabalhadores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-11-2009
Como Citar
PINTO, N. G. Trabalho e Morte: Um Estudo das Causas de Falecimentos de Trabalhadores Cativos na Cidade Portuária de Rio Grande (1864-1870). Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 4, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/11451. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.