Rio, uma utopia sem amor: violência de gênero e homicídio contra mulheres meretrizes nas revistas policiais do Rio de Janeiro (1892-1925)
Keywords:
Gênero, Violência, Rio de Janeiro.Abstract
Hoje em dia, pode parecer banal a afirmação de que tais discursos funcionaram como mecanismos de controle social, reforçando imagens, valores e padrões sociais que determinavam o grau de civilização em uma determina sociedade. Posto isto, o presente trabalho tem como objetivo, apresentar discussões no que se refere às práticas cotidianas sofridas por mulheres meretrizes na cidade do Rio de Janeiro, no período entre 1892 e 1925, a partir de crônicas policiais da imprensa carioca, bem como a utilização das revistas Boletim Policial, Vida Policial e Revista Criminal. O momento em questão, se mostrou eficaz no sentido de analisar e compreender as percepções sobre violência de gênero, em especial se tratando de agressões e crimes de homicídio. O estudo busca ainda, analisar o contexto social no qual essas mulheres estavam inseridas, imersas a um conjunto de políticas de contenção que semeava rumo a construção de uma imagem de cidade moderna e utópica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-10-07
How to Cite
DE OLIVEIRA, W. do R. Rio, uma utopia sem amor: violência de gênero e homicídio contra mulheres meretrizes nas revistas policiais do Rio de Janeiro (1892-1925). Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 25–67, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/113514. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Dossier
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.