Discutindo memória, lugar e identidades sob o prisma das sexualidades dissidentes

Autores

Palavras-chave:

Território. Lugar. Memória Social. LGBTQI .

Resumo

O presente artigo vem tratar do tema das sexualidades dissidentes, discutindo estas por meio dos conceitos de território, lugar e memória, bem como a sua relação com sujeitos LGBTQI+. A partir de revisão teórica, associada ao uso da observação participante como metodologia, verificamos o papel dos territórios de sociabilidade homoafetivos, os desafios vividos por seus atores e sua concepção enquanto lugar. Tendo como recorte espacial o município do Rio de Janeiro, verificaremos como os LGBTQI+, enquanto grupo - dotado de identidade própria e memória - são capazes de formar territórios em escala local bem como entender como se dá a interação nesses espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Chaves Vasconcelos Barreto, SEEDUC - RJ

Geógrafo (Licenciatura e Bacharelado) formado pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2007). Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE (2010), onde foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e Doutor em Memória Social pela UNIRIO (2014). Atuou como servidor do quadro temporário do IBGE, na Coordenação de Cartografia - CCAR de 2006 a 2008. Participou como professor/online do projeto Gênero e Diversidade na Escola (edições 2009 e 2010) realizado pelo CLAM/IMS/UERJ e do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade - EGeS, na mesma instituição. Participou da elaboração do Currículo Mínimo de Geografia (modalidade EJA) da Rede Estadual do RJ e da equipe de formação continuada para professores da mesma rede. Foi Gestor de Unidade Escolar na Rede Estadual de Ensino do RJ e atualmente é Assistente II na Superintendência de Gestão das Regionais Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. É bolsista pela Fundação CECIERJ (Bolsa de Incentivo à Docência) atuando na Diretoria de Extensão na elaboração de cursos de atualização e qualificação nas áreas de Ciências Humanas/Geografia e Gestão Ambiental. Especialista nas áreas ligadas à Geografia da População; Gênero e Sexualidade; Identidade e Território; Currículo e Formação Docente.

Downloads

Publicado

2021-10-07

Como Citar

BARRETO, R. C. V. Discutindo memória, lugar e identidades sob o prisma das sexualidades dissidentes. Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 480–506, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/113003. Acesso em: 29 mar. 2024.