Luta de classes pelo espaço da lei e do direito: os comerciários reivindicam direitos no estado novo do Rio Grande do Sul (1937-1945).
Keywords:
Comerciários, Direitos, Rio Grande do Sul.Abstract
Durante o Estado Novo, a adoção no comércio da “Semana Inglesa”, através do fechamento dos estabelecimentos comerciais ao meio-dia dos sábados, fez com que sindicatos de trabalhadores no comércio do Rio Grande do Sul se mobilizassem para a implantação desta medida. Entretanto, não eram só trabalhadores que “buscavam direitos” com o governo Vargas, demonstrando que a luta de classes também era pelo espaço da lei e do direito. Os representantes das Associações Comerciais dos Varejistas do Rio Grande do Sul, bem como o Sindicato dos Lojistas, colocaram-se contra a “semana inglesa”. O artigo procura debater o trabalho feminino entre os comerciários e a estabilidade dos empregados com mais de 10 anos de serviço, além da redução da jornada de trabalho, bem como a resistência patronal à conquista destes direitos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.