Exílio e ruptura na autobiografia de Stefan Zweig: “Wohin, para onde?”
Resumo
Neste trabalho pretendemos analisar a obra Autobiografia: O mundo de ontem escrita em 1942 pelo autor Stefan Zweig, a fim de reconhecer, a partir da obra, as vicissitudes e as rupturas que transpassam o século XX europeu, bem como as questões que permeiam a experiência de exílio dos judeus em reação ao avanço nazista na Europa. Stefan Zweig manifesta em sua obra as grandes transformações do cenário europeu no século XX e a sua experiência enquanto intelectual judeu e austríaco: Vivencia o fim do Império Austro-Húngaro, a Primeira Guerra Mundial, e se vê obrigado a exilar para a Inglaterra às vésperas da Segunda. Com o início da Segunda Guerra Mundial, atravessa o Atlântico deixando a Europa em direção aos Estados Unidos e, mais tarde, ao Brasil. O ilustre gentleman da burguesia vienense se torna exilado, um apátrida. Quando escreve Autobiografia: O mundo de ontem, Stefan Zweig intenta traduzir para a linguagem a sua experiência, sabendo que, ao falar de si, também trazia a público a história de milhares de outros sujeitos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-10-2021
Como Citar
FACCIN, D. Exílio e ruptura na autobiografia de Stefan Zweig: “Wohin, para onde?”. Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 839–878, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/108333. Acesso em: 8 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.