O lugar do migrante nordestino nas metrópoles brasileiras: as representações no cinema brasileiro da década de 1980
Palavras-chave:
Migrante, espaços, Nordeste.Resumo
O cinema costumeiramente capta discussões e fenômenos contemporâneos da sociedade para explorá-los nas telonas. Dessa forma, as migrações internas brasileiras foram tematizadas em roteiros cinematográficos ao longo do século XX. Assim sendo, nossa proposta é discutir e analisar as representações cinematográficas da migração nordestina em direção ao Sudeste brasileiro, buscando entender como as películas representaram o lugar de origem do migrante se contrapondo ao local de destino da sua migração, em uma relação de alteridade entre o nativo (eu) e o estrangeiro (outro) e assim podermos compreender as disputas representacionais de hegemonias regionais no Brasil. Neste trabalho, escolhemos a década de 1980 como recorte temporal, uma vez que ela possui três produções nacionais que trouxeram o migrante como protagonista, a saber: O homem que virou suco (1980); As aventuras de um paraíba (1982); e O baiano fantasma (1984).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.