O lugar do migrante nordestino nas metrópoles brasileiras: as representações no cinema brasileiro da década de 1980

Autores

  • Rafael da Silva Abreu

Palavras-chave:

Migrante, espaços, Nordeste.

Resumo

O cinema costumeiramente capta discussões e fenômenos contemporâneos da sociedade para explorá-los nas telonas. Dessa forma, as migrações internas brasileiras foram tematizadas em roteiros cinematográficos ao longo do século XX. Assim sendo, nossa proposta é discutir e analisar as representações cinematográficas da migração nordestina em direção ao Sudeste brasileiro, buscando entender como as películas representaram o lugar de origem do migrante se contrapondo ao local de destino da sua migração, em uma relação de alteridade entre o nativo (eu) e o estrangeiro (outro) e assim podermos compreender as disputas representacionais de hegemonias regionais no Brasil. Neste trabalho, escolhemos a década de 1980 como recorte temporal, uma vez que ela possui três produções nacionais que trouxeram o migrante como protagonista, a saber: O homem que virou suco (1980); As aventuras de um paraíba (1982); e O baiano fantasma (1984).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael da Silva Abreu

Mestre em História pela Universidade federal de Campina Grande, Especialista em Educação para as relações Étnico-raciais pela Universidade Federal de Campina Grande e Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco. É Professor de História da rede Estadual de Ensino da Paraíba.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

ABREU, R. da S. O lugar do migrante nordestino nas metrópoles brasileiras: as representações no cinema brasileiro da década de 1980. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 95–117, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/108331. Acesso em: 19 abr. 2024.