Educação e língua na reconstrução da identidade ucraniana (Prudentópolis, Paraná – séculos XX e XXI)

Autores

  • Lourenço Resende da Costa SEED-PR
  • Valquiria Elita Renk PUCPR

Palavras-chave:

Escola, Identidade, Ucraniano.

Resumo

Este artigo analisa a importância e os significados da língua e da cultura ucranianas em Prudentópolis, Paraná, do início do século XX ao início do século XXI. Nesse período as escolas, a igreja, as famílias e a imprensa foram instituições que buscaram manter viva a língua e a cultura na construção da ucraneidade. A comunidade étnica enfrentou diferentes processos e tensões, seja nos embates com o Estado ou no interior da comunidade e a língua foi sendo apropriada e ressignificada a cada geração.  O estudo oferece uma reflexão sobre as possibilidades de escrever uma história da manutenção da língua ucraniana no contexto da imigração paranaense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourenço Resende da Costa, SEED-PR

Doutor em História pela UFPR, Mestre em Históira pela UNICENTRO, professor de História pela SEED-PR.

Valquiria Elita Renk, PUCPR

Doutora em Educação (UFPR, 2009); Estágio pós doutoral em Educação (UFPR, 2019); Professora da PUCPR nos Programas de Pós Graduação em Bioética e Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas; Líder do Grupo de Pesquisa Bioética e Educação.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

RESENDE DA COSTA, L.; RENK, V. E. Educação e língua na reconstrução da identidade ucraniana (Prudentópolis, Paraná – séculos XX e XXI). Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 276–304, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/107904. Acesso em: 29 mar. 2024.