Alguém plantou a semente, deixou raiz! Folia de Reis e a experiência migratória na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Luiz Gustavo Mendel Souza Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Folia de Reis, Experiência Migratória, Região Metropolitana

Resumo

As chamadas Folias de Reis são grupos rituais responsáveis por levar a bandeira dos Santos Reis Magos às casas dos devotos anfitriões. Entender a existência dessas manifestações culturais no século XX é tentar compreender os fatores que as proporcionam: a identidade dos foliões. Essa identidade se torna clara ao alisarmos a origem dos integrantes mais antigos da Folia de Reis Bandeira Nova Flor do Oriente do município de São Gonçalo região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, cujo dono é o Mestre Antônio José da Silva – Mestre Fumaça. O grupo de devotos se mantém através da participação das filhas e netas do Mestre Fumaça, a outra parcela é composta pelos integrantes mais antigos que compartilham, além de suas devoções aos Santos Reis, a experiência migratória. O artigo é uma análise do perfil dos foliões relacionando os dados coletados através da metodologia da História Oral, fontes estatísticas e a própria história da Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Mendel Souza, Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense

Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

.

Downloads

Publicado

09-04-2021

Como Citar

SOUZA, L. G. M. Alguém plantou a semente, deixou raiz! Folia de Reis e a experiência migratória na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 167–193, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/106507. Acesso em: 29 abr. 2025.