Alguém plantou a semente, deixou raiz! Folia de Reis e a experiência migratória na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Folia de Reis, Experiência Migratória, Região MetropolitanaResumo
As chamadas Folias de Reis são grupos rituais responsáveis por levar a bandeira dos Santos Reis Magos às casas dos devotos anfitriões. Entender a existência dessas manifestações culturais no século XX é tentar compreender os fatores que as proporcionam: a identidade dos foliões. Essa identidade se torna clara ao alisarmos a origem dos integrantes mais antigos da Folia de Reis Bandeira Nova Flor do Oriente do município de São Gonçalo região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, cujo dono é o Mestre Antônio José da Silva – Mestre Fumaça. O grupo de devotos se mantém através da participação das filhas e netas do Mestre Fumaça, a outra parcela é composta pelos integrantes mais antigos que compartilham, além de suas devoções aos Santos Reis, a experiência migratória. O artigo é uma análise do perfil dos foliões relacionando os dados coletados através da metodologia da História Oral, fontes estatísticas e a própria história da Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.