A direita vai ao povo: Herbert Levy e o desafio da ascensão política popular (1945-1964).
Palavras-chave:
Direita, Herbert Levy, classes populares, República de 1945-1964.Resumo
Analiso a ida ao povo do empresário e líder udenista Herbert Levy durante a experiência liberal democrática de 1945 a 1964, com ênfase no governo João Goulart (1961-1964). Questiono uma visão construída sobre a direita segundo a qual esta desqualificaria sumariamente as classes populares como agentes políticos. A partir de uma abordagem da história política renovada, defendo que a expansão de práticas de participação políticas no período, cuja marca foi a atuação cada vez maior dos trabalhadores, obrigou setores da direita liberal representados por Herbert Levy a reverem suas estratégias de aproximação com as classes populares e a reconhecerem o povo como sujeito político. Isso ficou evidente sobretudo no início dos anos de 1960, quando Herbert Levy empenhou-se em disputar as classes populares entendidas por ele como o grande suporte de João Goulart e do conjunto das esquerdas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-02-2022
Como Citar
CESTARI, L. R. A direita vai ao povo: Herbert Levy e o desafio da ascensão política popular (1945-1964). Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 181–198, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/104665. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.