Projeção tridimensional de uma estrutura funerária egípcia: implicações, formulações e análise espacial da tumba de Nakht (1401-1353 A.E.C.)
Palavras-chave:
Humanidades Digitais, Egito Antigo, Tumba de Nakht (TT 52)Resumo
Com o crescimento e democratização do acesso aos recursos tecnológicos como computadores e programas de Realidade Virtual e o uso desses no campo das Humanidades Digitais, as análises efetuadas por historiadores e arqueólogos ganharam novos avanços e aperfeiçoamentos. Utilizaremos como exemplo de aplicabilidade dessa tecnologia a tumba de Nakht (TT 52), um astrônomo e escriba do deus Âmon que viveu entre 1401-1353 A.E.C., na XVIII Dinastia do Egito Antigo, Reino Novo. Essa tumba está localizada na margem ocidental da região de Tebas, atual Luxor, Egito, e criamos uma projeção tridimensional dessa estrutura funerária egípcia utilizando o aplicativo SketchUp. Nosso objetivo, neste artigo, é demonstrar como o uso da Realidade Virtual auxilia na compreensão do espaço e na análise de seu significado simbólico e religioso, facilitando a interpretação da agência tanto dos objetos quanto das imagens dispostos na tumba.
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