A aproximação diplomática entre os governos do Brasil e da Venezuela durante a “Era Lula-Chávez”
Palavras-chave:
Relações Bilaterais, Cooperação Internacional, Era Lula-ChávezResumo
Este artigo pretende analisar o desenvolvimento das relações bilaterais entre Brasil e Venezuela apresentando as circunstâncias que facilitaram uma maior aproximação diplomática entre os anos de 2003 e 2010, período conhecido como a “Era Lula-Chávez”. Argumenta-se que as relações deste período foram influenciadas principalmente pelas ações presidenciais no final dos anos 1970 e início de 1980 quando se estabelece evidentemente um contrato diplomático significante para as duas nações. Ademais, destaca-se o papel da diplomacia responsável da década de 90 como elemento fundamental para as relações amistosas alcançadas entre os dois governos. É, contudo, com a entrada de Chávez e Lula ao poder que estes dois países desenvolvem de fato uma “aliança estratégica”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-02-2022
Como Citar
TAVARES, A. F. G.; SANTOS, T. da S.; ELÍBIO JÚNIOR, A. M. A aproximação diplomática entre os governos do Brasil e da Venezuela durante a “Era Lula-Chávez”. Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 217–230, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/104128. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.