As definições do tablete foram atualizadas: o Antigo Oriente Próximo e as Humanidades Digitais

Autores

  • Priscila Cristina Nascimento Lopez de Scoville Doutoranda em História na UFRGS

Palavras-chave:

Era de Amarna, Oriente Próximo, Network Analysis

Resumo

A ascensão das pesquisas voltadas às Humanidades Digitais permitiu um novo olhar para o passado, até mesmo no mais remoto dos tempos. Neste artigo, busco trazer uma possibilidade de atualização das nossas visões sobre a Antiguidade Próximo-oriental, a partir de metodologias da informática. Para tanto, parto da ideia de ligações de rede (pela Social Network Analysis), criando um mapa visual sobre a interação de diferentes reinos em um sistema diplomático. Localizo essa pesquisa no século XIV AEC, quando o Sistema de Amarna estruturou regras e costumes para estabelecer contatos e manter o poder dos reinos de maior destaque. Com isso, espera-se revisitar o antigo oriente, desmistificando e recontextualizando aqueles povos em uma realidade mais integrada e interconectada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Cristina Nascimento Lopez de Scoville, Doutoranda em História na UFRGS

Doutoranda em História na UFRGS, com pesquisa acerca das relações interterritoriais no Antigo Oriente Próximo, na Era de Amarna

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

DE SCOVILLE, P. C. N. L. As definições do tablete foram atualizadas: o Antigo Oriente Próximo e as Humanidades Digitais. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 148–167, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/103422. Acesso em: 29 mar. 2024.